Meu Homeschool

Blog

Você sabe qual o temperamento do seu filho?

Você sabe identificar o temperamento do seu filho?

Já ouviu falar sobre os 4 temperamentos?  Esse estudo surgiu por volta de 400 a.C, embasado por Hipócrates (ver mais), considerado por muitos o pai da medicina. De acordo com ele, cada ser humano possui um temperamento distinto, porém, existem 4 tipos de temperamentos que são considerados principais: Sanguíneo, Fleumático, Colérico e Melancólico. Hoje, ao falarmos um pouco sobre o tema, te convido a avaliar como esse conhecimento pode afetar a sua rotina homeschool.

O autor Italo Marsili, aborda em “Os 4 Temperamentos na Educação Dos Filhos”, a ideia de que, uma vez que reconheçamos o temperamento de nossos filhos e também o nosso, podemos usar essa informação para ajudar nossos jovens a crescer intelectual, emocional e espiritualmente. Com essa compreensão os pais poderão desenvolver os pontos fortes naturais de seus filhos.


Mas como fazer para reconhecer os 4 temperamentos? Bom, aqui nós vamos te ajudar com isso. Vejamos:


Colérico: Os coléricos são mais ativos e extrovertidos, pensam rápido, são práticos, obstinados e se irritam facilmente. Eles são autoconfiantes e ficam felizes ao fazer atividades que gostam mais. Eles são breves, diretos, gostam de liderar e são firmes ao se comunicarem com os outros. Os coléricos gostam de pressão e ficam entediados facilmente quando as coisas não estão acontecendo rápido o suficiente. São ousados e gostam de correr riscos, podem ser meio agressivos ou impulsivos na tentativa de assumir o controle. Temem que outros abusem de suas habilidades, por isso é importante ter limites claros.


Sanguíneo: O Sanguíneo geralmente é extrovertido, popular e brincalhão, propenso a agradar os outros e otimista. São entusiastas, expressivos e também podem abrir mão de seus valores em determinadas situações em prol de outras pessoas. São receptivos e constroem relacionamentos rapidamente. Caso se sinta rejeitado, pode se tornar agressivo ou ficar muito agitado.


Fleumático: Estes gostam de ambientes previsíveis, onde se sentem mais seguros. Eles temem perder a sua segurança, por isso avisar em cima da hora que um passeio foi cancelado ou que deverá falar algo em público pode gerar um grande stress. Segundo Hipócrates, A criança fleumática é pensativa, extremamente sensível, controlada, adaptável, atenciosa e diplomática. Ele ou ela pode reagir tão bem ao aprendizado em grupo quanto individualmente, absorvendo e retendo fatos aprendidos. Procure definir uma rotina clara e treiná-la a lidar com imprevistos. 


Melancólicos: Estes geralmente são muito criativos, artistas e propensos a genialidade. Eles tendem a pensar muito sobre o passado, sobre eles próprios e têm uma boa memória. Gostam de analisar, meditar e dar muita atenção aos detalhes. Além disso, geralmente se incomodam com a ideia de imperfeição e ficam chateados ao cometerem erros, seu maior medo consiste em ser criticado e, quando acontece, pode se tornar retraído ou defensivo, precisamos auxiliá-los a expressarem seus sentimentos e dar o devido para se recuperarem.


O conhecimento do temperamento de nossos filhos pode nos ajudar revelando as motivações de cada um. Crianças de cada temperamento são motivadas de maneiras diferentes. Quais são essas motivações?


Os coléricos desejam controle sobre si mesmos e suas circunstâncias. Desde tenra idade, eles querem tomar suas próprias decisões. Eles resistem que lhes digam o que fazer, uma criança é colérica pode ser envolvida desde cedo nas decisões sobre sua educação. Pessoas com este tipo de temperamento recuperam suas energias fazendo alguma atividade física, logo, quando as coisas estão meio pesadas na rotina o melhor é sair para o ar livre, correr, andar de bicicleta, fazer algo para extravasar as energias, dessa forma estará novinho em folha para se dedicar a alguma tarefa mais focada.


Os sanguíneos são motivados pela diversão e parceria, na maioria das vezes a criança sanguínea vai imitar o comportamento dos pais. Ele ficará entusiasmado com as atividades em grupo, gosta de socializar e contar longas histórias, ouça com atenção e empolgação, o renovo de suas energias está na comunicação! Jogos e quebra-cabeças manterão sua atenção melhor do que livros. Quando ele se distrair, uma palavra de encorajamento pode ajudá-lo a voltar ao trabalho.


A criança fleumática provavelmente vai resistir a novas ideias, ela é motivada pela tranquilidade e gosta de rotina. Precisa de um ambiente silencioso e organizado para trabalhar. E geralmente se dá bem com o aprendizado tradicional, lendo livros, escrevendo e tendo as coisas bem estruturadas em seu dia a dia. Porém são bem adaptáveis quando preparadas para isto. Ficar um tempo descansando a mente ou sem fazer nada é fundamental para recuperar suas forças e seguir em frente, por isto observe bem as situações cotidianas, muitas vezes os pais tentem a enxergar esse período de descanso como preguiça, é importante diferenciar bem para não exigir tarefas além dos limites da criança ou adolescente.


Ao se tratar da criança melancólica, o seu maior desejo é a perfeição. O medo do fracasso pode impedi-lo de começar algo novo. Convencê-lo de que uma atribuição ou projeto é importante é um ponto de partida. Se ele precisa cumprir uma tarefa, ele tentará apesar de seus medos de falhar. A criança precisa de ajuda para manter as coisas em perspectiva e não ter medo de errar. Ele não deve esperar uma pontuação perfeita na primeira vez que aprender algo novo. Podemos ajudá-lo a definir metas razoáveis e focar primeiro no quadro geral. Então ele pode começar a trabalhar nos detalhes. suas energias são abastecidas ficando sozinho, isto não é sinal de isolamento, crianças e jovens melancólicas precisam de um tempo a sós para recalcular a rota, isto é saudável.

É importante frisar que, quando estamos lidando com crianças, não devemos presumir que um temperamento diferente do nosso é uma falha de caráter a ser superada. Precisamos reconhecer o temperamento e nos perguntar como devemos tratá-lo para que o melhor seja extraído de seu potencial e a criança alcance a meta desejada.

Para auxiliar a identificação dos temperamentos em sua casa preparamos um mapa mental bem detalhado que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Caso queira se aprofundar no estudo, fica a dica de comprar o livro sobre o tema, diretamente em nossa loja ( aqui.)