Meu Homeschool

Blog

Meu filho não gosta de ler. E agora? Confira 5 dicas para ajudar você a despertar um leitor


A prática da leitura ainda não está totalmente presente entre os brasileiros. Uma prova disso são os dados da pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro. De acordo com o levantamento a falta de incentivo é o principal fator que contribui com o baixo indicador de leitura. Por isso é muito importante que os pais estimulem as crianças desde cedo a desenvolverem bons hábitos de leitura! Mas, por onde começar? Hoje trouxemos cinco dicas simples para ajudar você a despertar um leitor voraz! 


  1. Uma rotina de leitura empolgante!

    Ler não é apenas sentar-se sozinho por horas a fio, pode ser uma atividade em conjunto e deve fazer parte da vida diária. Ao longo da semana ajude seu filho a ter “momentos de leitura”. Se seus filhos estão começando a ler, peça-lhes que o ajudem a ler o título do livro, lhe mostrem os personagens, conte os objetos, procurem as cores.


    Uma dica para praticar com os filhos mais velhos é criar uma espécie de clube do livro, onde eles vão compartilhar um pouco sobre o livro que estão lendo e os pontos fortes e fracos.

  2.  Crie um ambiente aconchegante.

    Seu espaço de leitura não precisa ser grande ou ter muitas estantes de livros, aliás isso é até ruim. A leitura precisa fazer parte do hábito da vida dos pais e consequentemente do habitáculo da casa. Você não precisa gastar muito. Pode ser um canto do sofá ou uma cadeira no quarto onde seu filho dorme. Escolher um local confortável com luz e espaço suficientes para guardar um ou dois livros pode ajudar seu filho a conectar a leitura com aconchego e conforto.

    O que merece destaque é que as crianças tenham os livros num espaço onde elas possam alcançar com facilidade.

  3. Histórias pra dormir são muito bem vindas.

    Ao ler um livro em voz alta para o seu filho você está incentivando ele a fazer o mesmo. Você pode atuar como cada um dos personagens, isso faz a leitura ainda mais divertida. Você pode falar em um sussurro para imitar um ratinho. Você pode falar com alegria para imitar um garoto feliz. Você pode falar com uma voz grossa para imitar um gigante. Isso torna o momento especial e desperta a curiosidade e a familiaridade com os livros.

  4. Desenvolva o amor pela leitura dando LIVROS COMO PRESENTES


Quando celebrar uma ocasião especial em sua casa, Natal, aniversário, ou uma grande conquista como andar de bicicleta, comece a usar livros como recompensa. Você pode escolher o livro e presentear ou  levar as crianças para a livraria e deixá-los livre para escolher um livro ou dois. Com isso vai ser fácil convencê-los de que os livros são especiais e valiosos. 


  1. Participe da leitura do seu filho. 


Sua resposta ou feedback tem um forte efeito sobre os hábitos dos seus pequenos, eles tentarão se tornar bons leitores se perceberem que isso é um assunto em comum entre vocês. Você pode ler o mesmo livro que o seu filho, fazer perguntas e observações a respeito dos personagens e do enredo. Demonstre interesse pelas escolhas dele e não esqueça de elogiar sempre que possível! 


A leitura trás inúmeros benefícios, desenvolve habilidades sociais, desperta a imaginação e forma os fundamentos da aprendizagem. Quer começar agora? Confira nossos livros em nossa loja acessando aqui. E com a nossa plataforma, você vai poder catalogar e registrar o progresso de leitura do seu filho de forma ilimitada, confira algumas telas desenvolvidas especialmente para você fazer a gestão e o acompanhamento de suas leituras e de toda os seus filhos:





Com nossa plataforma é muito fácil organizar os objetivos de leitura semanais, anotar observações sobre os livros e adicionar informações como personagens, destaques e tudo mais. O nosso relatório de leitura exclusivo vai te ajudar a acompanhar o tempo de leitura e o progresso individual de cada criança, além de ser mais um grande incentivo para o seu pequeno leitor. 


Faça bom uso! Em breve por aqui!