Meu Homeschool

Blog

Homeschool - Qual método escolher?


O ensino  em casa te permite a flexibilidade de personalizar a educação do estudante  baseando-se nas necessidades específicas dele e até na maneira como os pais  imaginam o "aprendizado ideal". Algumas pessoas conhecem o homeschool por diferentes "estilos" e métodos pedagógicos  específicos e hoje falaremos sobre alguns deles.


1 - Ensino Clássico, método Trivium


O ensino  clássico é baseado no Trivium. Esse método separa o aprendizado da criança em três fases, o estágio de gramática (idades de 6 a 10), onde a criança geralmente retém informações e passa a adquirir conhecimento sobre gramática, língua estrangeira, história, ciências e matemática. O estágio de dialética ou lógica, (de 10 a 12 anos) enfatiza a discussão lógica, debate, álgebra, redação e elaboração de justificativas e argumentos. E por fim, o estágio retórico (de 13 a 18 anos) continua os estudos sistemáticos e rigorosos e procura desenvolver um uso claro, contundente e convincente da linguagem. Você pode aprender mais a respeito do Trivium lendo livros como "Educação Clássica, Educação Domiciliar", por Douglas Wilson.


       
2 - Método Montessori


Alguns dizem que o método de ensino Montessori foi criado pela Dra. Maria Montessori, e traz ênfase na autonomia e desenvolvimento da criança. O método não apenas foca no ensino de conteúdo como também em preparar os alunos para terem sucesso no mundo como vivemos, que muda em um ritmo muito rápido, ensinando habilidades diversas. A Dra. Montessori observou que as crianças têm os melhores resultados de aprendizado quando seu ambiente é simples, arrumado, lógico e acessível, por isso o “espaço Montessori” deve ser bem organizado; geralmente possui móveis e objetos que são do tamanho das crianças, para trabalhar com atividades manuais e sensoriais incentivando as as crianças trabalharem no seu próprio ritmo.Para saber mais sobre esse método e elaboração de currículo você pode ler livros como: "Método Montessori na Educação dos Seus Filhos" e "Método Montessori: Uma Introdução para pais e professores."


3 - Charlotte Mason



Charlotte Mason foi educadora que viveu na Inglaterra na virada do século XX. O estilo de ensino em casa de Charlotte Mason usa literatura clássica, biografias e artigos filosóficos diversos e, ao invés de questionários cheios de perguntas de interpretação de texto, os alunos devem narrar tudo o que ele se lembra da leitura. O método também incentiva os pais a produzirem bons hábitos nos filhos desde pequenos e cultivar o senso crítico sobre arte e filosofia. Geralmente se faz uso de um Livro dos Séculos, uma espécie de linha do tempo produzida pelo próprio aluno à medida que as crianças aprendem fatos históricos, fazem anotações em seu livro na página apropriada do século sobre pessoas famosas, eventos importantes, invenções, guerras, batalhas, etc. Em nossa loja de materiais temos um Mapa Cronológico da História que alinha os fatos históricos com a bíblia, vale a pena conferir.



4 - Tradicional



O ensino em casa tradicional usa alguns métodos semelhantes aos usados em escolas públicas ou privadas, divisão de matérias, livros didáticos e testes. Como esse é o modelo educacional com o qual os pais estão mais familiarizados, muitas famílias em idade escolar iniciam sua jornada comprando livros, escrivaninhas, pôsteres de parede e outros itens que imitam o ambiente escolar convencional, mas claro que essa não é a regra. Um currículo tradicional de ensino em casa já pode ser encontrado tanto em inglês como em português, com algumas buscas na internet você será capaz de encontrar opções que te interessem. Há também aqueles que se esmeram em criar o seu próprio currículo baseado naquilo que considera essencial no aprendizado de seu filho.


A maioria das famílias homeschoolers com filhos pequenos não segue exatamente um estilo ou método, especialmente porque existem muitos tipos diferentes de estilos de educação em casa. Em vez disso, eles selecionam as ideias e sugestões que se encaixam em sua família e acabam criando um método próprio e individualizado.



Hoje trouxemos apenas alguns dos variados estilos de Homeschool e idéias sobre currículos. Para saber mais sobre esse assunto, baixe nosso e-book 100% gratuito onde nos aprofundaremos ainda mais em didáticas e abordagens diferentes do Homeschool pelo mundo.


Clique aqui para baixar!