Meu Homeschool

Blog

Homeschool com adolescentes!


As famílias que praticam Homeschool variam muito entre rotinas “disciplinadas" a "descontraídas". Onde sua família se encaixa nesse espectro? Alguns pais preferem uma abordagem mais estruturada, mas a realidade exige que eles sejam mais relaxados para que funcione de verdade. Outros conseguem achar um ritmo mais regular e previamente planejado que os ajuda a se manterem em dia com as necessidades de todas as crianças! Mas, e como funciona para pais de adolescentes? Afinal, estes já se tornaram muito mais independentes e autônomos.

O ensino em casa durante os anos da adolescência oferece vários desafios diferentes. Você pode perceber que está ensinando matérias que já nem lembra mais ou precisar atender a requisitos bem específicos para este ciclo. A verdade é que muitos pais não começam de fato o Homeschool até que seus filhos cheguem à idade do ensino médio.

Para ajudar a navegar neste território, às vezes novo, reunimos algumas dicas úteis para ajudar pais e alunos a aproveitarem ao máximo o seu Homeschooling.

 

- O foco é o aluno, nunca o conteúdo!

Os pais que estão muito focados no progresso acadêmico de seus filhos às vezes parecem ser surpreendidos quando seus filhos que estudam em casa começam a mostrar sinais de insatisfação com os estudos. Mas pode acontecer com qualquer um! O jovem estudante precisa de tempo e muito suporte durante esse processo. As vezes a pressão para encontrar um curso na faculdade pode acabar criando um bloqueio. O ideal, é influenciar o adolescente a continuar estudando assuntos que lhe interessam e pensar na faculdade como uma opção e não como regra.

 

- Ajude-o a ser responsável, confie!

Nessa fase de descobertas e responsabilidades novas é normal que o pai se sinta na necessidade de cobrar um pouco mais do jovem, mas tudo deve ser feito com muito cuidado e incentivo, pois a cobrança em excesso pode gerar desgaste ou insegurança. Se você sente que o seu filho está pronto, é bom permitir que ele tenha a autonomia de organizar seu próprio tempo de estudos, decidir qual melhor período para estudar, por exemplo. Esse é o momento ideal para torná-lo participante do desenvolvimento do próprio aprendizado!

 

- Incentive-o a ir mais longe!

A melhor coisa sobre o ensino doméstico é que você pode adaptar o currículo e o material às necessidades do seu filho. Embora você ainda precise incorporar o básico "leitura, escrita e matemática", os assuntos adicionais devem refletir os interesses do seu filho e não os seus! Talvez seu adolescente gostaria de ter uma aula de piano uma vez por semana, ou aprender Inglês... Permitir que ele persiga seus próprios interesses pode tornar o ensino doméstico muito mais leve.

 

As chaves para ter um Homeschooling de sucesso enquanto ensina seus filhos adolescentes são: flexibilidade, paciência e comunicação. Mantenha a mente aberta conforme seu filho fica mais velho e ganha autonomia. Pode ser necessário mudar e adaptar sua programação para tornar as coisas mais fáceis para todos!