Meu Homeschool

Blog

Férias no Homeschool!


Não é incomum recebermos algum questionamento em relação às férias na educação domiciliar. Tiramos férias? Existe período sem aprender nada? O que fazer com todos em casa sem rotina de estudos?

Bem, o conceito de férias no homeschool é um tanto diferente do pensamento comum. Existem sim períodos de pausa no planejamento, todos precisamos de um tempo para recarregar ou avaliar os rumos, porém ficar sem aprender nada ou fazer atividade alguma é praticamente impossível. O aprendizado não está restrito a um determinado tempo, espaço ou objetivos estritamente programados, ele é dinâmico, constante e muitas vezes inesperado. Estudantes domiciliares tem a grande possibilidade de parar o estudo planejado para observar um animal que invadiu a casa, debater sobre algum fato recente ou questionar o porquê de alguma coisa.

Sendo assim, mesmo as viagens de férias programadas podem virar um grande período de estudos fora da rotina oficial e existem lugares no Brasil que são verdadeiras salas de aula intensivas, e é sobre isto que vamos falar.

Elencamos alguns locais especiais que vale a pena colocar no cronograma de férias - ou seria de estudos de campo?

1- Ouro Preto – Minas Gerais

Para os apreciadores de história, cultura e arte!

A primeira cidade brasileira e a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto atingiu esse status em 1980. Famosa por sua arquitetura colonial primorosa, a cidade foi construída por artistas e escravos, no auge do Ciclo do Ouro. Seu grande valor histórico como palco da Inconfidência Mineira e seu expressivo conjunto histórico não são os únicos atrativos da cidade, que também se beneficia de sua intensa atividade cultural, além do rico ecossistema que a contorna, com cachoeiras, trilhas e uma enorme área de mata nativa. (Fonte: https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/ouro-preto)


2- Foz do Iguaçu – Paraná

Um lugar para viver a grandeza!

Foz do Iguaçu é uma cidade no interior do estado onde você pode estar em 3 países no mesmo dia, além dessa rica possibilidade cultural, aqui é possível viver uma imersão nos estudos da natureza e se admirar com as maravilhas da engenharia. Nossa sugestão imperdível para amantes da natureza é visitar o Parque das Aves, única instituição do mundo focada na conservação das aves lindas e exuberantes da Mata Atlântica, o 2º bioma mais biodiverso do planeta, oferecendo uma experiência de contato próximo, imersivo e encantador com elas. (Fonte:https://www.parquedasaves.com.br/nosso-trabalho/o-parque-e-a-mata-atlantica/)

Admiradores da engenharia e curiosos com a capacidade criativa do homem não podem deixar de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional a maior usina do mundo na produção de energia renovável. A construção da usina foi considerado um “trabalho de Hércules” pela revista “Popular Mechanics”, dos Estados Unidos (Fonte:https://www.itaipu.gov.br/nossahistoria), só estando lá para entender a grandeza dessa obra fantástica!


3- Ametista do Sul – Rio grande do Sul

Sentir a experiência dos antigos mineiros!

A cidade gaúcha de Ametista do Sul é conhecida como a capital mundial da pedra ametista. O município conta com 136 garimpos (48 deles ativos) e as minas estão em média a uma profundidade de 60 metros. O subsolo da cidade é como um formigueiro, cheio de túneis e escavações.(Fonte:https://www.viagensecaminhos.com/2021/02/ametista-do-sul.html)
Impossível não se envolver na história e se encantar com os diferentes minérios espalhados por toda cidade.


4- Minha cidade!

A última dica para quem não pode sair viajar no período de pausa, é fazer um tour pela própria cidade. Não é preciso morar em um destino turístico famoso para descobrir peculiaridades interessantes que valem a pena ser exploradas. Conhecer a história e relacionar com monumentos construídos sobre ela, visitar restaurantes típicos e replicar a culinária local em um projeto em família, passear por parques e praças com um olhar mais atento às riquezas naturais ou arquitetônicas do lugar e ao final montar um almanaque 100% autoral é uma forma fantástica de curtir as férias sem perder oportunidades de estudos!

Gostou da ideia? Baixe aqui um material especial para realizar o Projeto #PartiuMinhaCidade em família.