Meu Homeschool

Blog

Estilos de Aprendizagem - a importância de identificar como seus filhos aprendem

Após identificar os diferentes tipos de temperamentos em nossa casa e como eles afetam a rotina de estudos (para ver este artigo clique aqui) é muito importante reconhecer o estilo de aprendizagem de cada estudante, se isso não for bem esclarecido, corremos um grande risco de investir em materiais e metodologias fantásticas mas que serão mal sucedidas no processo de aprendizagem.

Os estilos de aprendizagem são o conjunto de fatores que levam os estudantes a absorverem melhor as informações e lembrarem-se delas. São eles: visual, auditivo e cinestésico. Quando as crianças são muito pequenas pode ser difícil identificar, mas a medida que elas crescem e os pais tem conhecimento prévio de cada estilo, fica mais fácil identificar qual deles é mais predominante. Dessa forma a rotina de estudos acontece com menos stress e mais eficácia.


Se seus filhos são capazes de perceber detalhes em ilustrações e encontrar algo rapidamente em um livro é muito provável que sejam aprendizes VISUAIS. Eles costumam absorver muitas informações com os olhos, são bons leitores e parece que fazem um filme em suas mentes quando estão se recordando de algo. Métodos de ensino tradicionais e livros didáticos funcionam muito bem com estudantes visuais. Abordar algum assunto com ausência de ilustrações pode fazer com que os pensamentos divaguem e as informações não sejam absorvidas.


Sabe aquelas crianças que amam inventar canções para se lembrar das coisas? Pois é, estes são os aprendizes AUDITIVOS. Eles preferem ouvir como fazer as coisas do que ler como as coisas são feitas.  Eles absorvem melhor as informações com os ouvidos, sendo assim músicas, vídeos com histórias narradas, áudio books podem ser as formas preferidas de aprender. Se você o colocar para fazer alguma tarefa que contenha muitas informações escritas provavelmente ira ouvi-lo falando sozinho em vários momentos.

 

Aprendizes CINESTÉSICOS são aqueles que não param sentados por muito tempo. Amam projetos práticos e nem sempre têm paciência para ouvir instruções, gostam de fazer e descobrir as coisas sozinhos mergulhando no projeto. É bem possível que os pais fiquem irritados quando precisam transmitir alguma informação e o filho não para quieto e olha com atenção para eles, na verdade, se fizerem isto a informação não será absorvida adequadamente. Os cinestésicos têm a necessidade de fazer algo enquanto aprendem, estes se dão muito bem com projetos artísticos ou trabalhos manuais.

 

Quando o assunto é aprendizado as teorias são muitas e é possível se aprofundar nos assuntos apresentados. Identificar o estilo mais forte de seus filhos os guiará para maior assertividade ao longo da jornada acadêmica, mas isto não é excludente. Todos nós aprendemos das 3 maneiras apresentadas e não seria coerente limitar os estudos das crianças e jovens a apenas uma forma, pois isto poderia gerar algum bloqueio nas múltiplas inteligências e, até mesmo, privá-lo de seu desenvolvimento pleno para a vida.

 

A identificação dos estilos de aprendizagem auxilia os pais a valorizarem a individualidade dos filhos e, principalmente, ampara o processo de escolha de metodologias e currículos para o homeschool, levando os pais a não optarem por algo que seja perfeito pra eles mas que não funciona com seus filhos.

 

Para te ajudar a identificar o estilo de aprendizagem do seu filho, desenhamos um Mapa Mental que você pode acessar e baixar gratuitamente clicando aqui: Aproveite!

 

Baseado no livro Blueprint Homeschooling - Como Planejar um Ano de Educação Domiciliar Adaptado à Realidade de Sua Vida de Amy Knepper, disponível em nossa loja.