Meu Homeschool

Blog

Ensino domiciliar no Brasil: 7 motivos para legalizar

1. Porque apenas nos dois últimos séculos é que surgiu a novidade das escolas com matrícula obrigatória, com o objetivo (explícito ou oculto) de dominar a sociedade por meio do controle do ensino, usando a desculpa da necessidade de “socialização” das crianças.

2. Porque ao longo de toda a história da humanidade as crianças nunca deixaram de ser socializadas: essa preocupação sequer existia, pois era algo que acontecia naturalmente, na tribo, na vila, no bairro, na paróquia, no condomínio etc.

3. Porque muitos grandes nomes da história da filosofia, da ciência, das artes, da política nunca frequentaram escolas, mas receberam educação e instrução em casa, com os pais ou professores particulares. Alguns exemplos dos últimos 300 anos: George Washington, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin (fundadores dos Estados Unidos), Charles Dickens, C. S. Lewis (escritores), Alexander Graham Bell, Thomas Edison, Alfred Nobel (cientistas e inventores).

4. Porque, no século XX, apenas os países nazistas/fascistas ou comunistas instituíram o ensino escolar obrigatório. Atualmente, a quase totalidade dos países mais desenvolvidos aceitam legalmente o ensino domiciliar. Exceção notável: na Alemanha, a matrícula escolar é compulsória graças a uma lei instituída em 1938 por… Adolf Hitler, e até hoje não revogada!*

5. Porque atualmente no Brasil milhares e milhares de famílias têm optado pela educação doméstica de seus filhos, com resultados excelentes e comprovados.

6. Porque a regulamentação do ensino domiciliar irá criar um novo campo de trabalho para muitos professores.

7. Porque naturalmente obrigará as escolas a melhorarem a qualidade do ensino, para não perderem alunos.

*Leitura recomendada: "Por que a Alemanha proibiu o ensino domiciliar?"

Clique aqui para conferir o texto original. Do escritor Oswaldo Viana Jr.