Meu Homeschool

Blog

E a SOCIALIZAÇÃO no Homeschool, como fica?

"E a socialização?". Esse é um dos questionamentos mais ouvidos pelas milhares de famílias que optam pelo Homeschool, tanto no Brasil quanto em outros países.
O problema com essa pergunta é que ela já foi perguntada tantas vezes que se tornou uma espécie de mito, passado de um pro outro, sem muito embasamento, e por isso, muitos pais passaram a temer o homeschool, e se questionar se o seu filho receberia ou não todas as atividades sociais que deveria.

 

Alguns educadores, que ainda não possuem um amplo conhecimento a respeito da variedade de estilos de educação em casa, geralmente levantam essa questão da socialização como um grande problema, eles acreditam que os alunos homeschoolers são jovens e crianças que passam o dia inteiro estudando, trancados em um escritório, completamente isolados e sozinhos, e isso passa longe da realidade

 

As crianças que frequentam a escola geralmente socializam-se apenas com sua família e colegas de sala, diferente dos jovens e crianças que fazem Homeschool, que participam mais de sua comunidade, de grupos de apoio, atividades extracurriculares, aulas de música, artes, esportes, fazem visitas a bibliotecas e viajam com a família com mais frequência, o que contribui para uma socialização ainda mais rica e diversificada.

 

Existem inúmeros artigos em revistas que comprovam que a escola é onde muitos problemas comportamentais¹ se desenvolvem, e que o cenário escolar atual está contribuindo para o surgimento de diversos problemas psicológicos também para os educadores. Tudo indica que ao contrário da crença popular, as crianças aprendem melhor sobre socialização dentro da família e não no ambiente escolar.


Além disso, o Dr. Raymond Moore, autor de mais de 60 livros e artigos sobre desenvolvimento humano, fez uma extensa pesquisa sobre Homeschool e socialização. Moore afirma que as crianças geralmente não respondem tão bem a aglomerações e grupos grandes de pessoas, elas ficam agitadas com o barulho e com os estímulos, e por isso o aprendizado se torna difícil. O Homeschool é uma opção que soluciona essas questões de forma eficaz. Trazendo uma abordagem diferente para o aprendizado.

 

Se o objetivo da socialização durante o ensino é preparar o aluno para a vida real, o Homeschool é uma excelente opção. O ensino em casa pode não ser para todos, mas estudos apontam que construção de habilidades sociais, a liberdade e autonomia são mais desenvolvidas no Homeschool. Se você está considerando educar os seus filhos em casa, continue estudando sobre as diferentes abordagens de homeschool, e não deixe que os mitos sobre socialização o atrapalhem.

 

¹ Artigo completo, clique no link para ser redirecionado; Artigo