Meu Homeschool

Blog

De mãe para mãe

Uma das perguntas que recebo frequentemente é: Como dar conta de tudo e ainda praticar homeschool? A resposta a essa pergunta é simples: eu não faço TUDO! Afinal “tudo” é muita coisa não é?


A decisão que tomamos tem um valor grandioso e envolve abrir mão de muitas coisas por um período de tempo. Temos 4 filhos e as mesmas 24 horas no dia, por isto a chave para o sucesso está em administrar este tempo com sabedoria.


Elenquei alguns passos práticos para te auxiliar a dar conta do que é necessário no tempo disponível:


- Invista na formação de bons hábitos nas crianças desde bem pequenas. Por aqui, quando elas são capazes de andar e segurar algum objeto nas mãos ao mesmo tempo, já ajudam a pôr e tirar a mesa das refeições. A partir do avanço da idade existem tarefas diárias que podem ser desenvolvidas pelas crianças não apenas para ter um auxilio (geralmente não são uma grande ajuda quando são bem pequenos) mas para incucar valores e formar caráter, atitudes que farão a diferença quando estiverem em outra fase da vida.


- Organize-se! Isto não quer dizer manter uma casa impecavelmente organizada 24 horas por dia, mas estabelecer um lugar para cada coisa, para que cada coisa volte ao seu lugar, definindo responsabilidades para todos de acordo com a idade e capacidade. Um ambiente desorganizado gera desordem mental também, os estudos ficam mais pesados e improdutivos em locais bagunçados.


- O menos é mais. Quanto mais coisas tivermos mais tempo gastaremos colocando em ordem ou procurando por algo. Sempre que algum brinquedo fica por muito tempo esquecido pelas crianças, logo damos o jeito de doar para alguém. O mesmo acontece com as roupas e livros – este último com certeza são os mais difíceis de desapegar, mas entendemos o quanto podemos abençoar outras famílias com bons livros que passaram por nossa estante.


- Defina horários para olhar o celular, você vai se surpreender como o dia rende sem as pequeninas interrupções causados pelas insistentes notificações do aparelho. A tecnologia vem para ser nossa aliada mas se for mal utilizada causa sérios danos e um deles é o desperdício de tempo.


- Por falar em tecnologia, um bom investimento a se fazer é buscar eletrodomésticos que facilitem nossa rotina diária. As tarefas domésticas são inevitáveis e as teremos por toda vida e se você, assim como eu, não tem ajuda externa, investir em uma secadora de roupas, lavadora de louças, panelas elétricas e aspiradores de pó, por exemplo, não custarão muito no longo prazo e trarão grande alívio na rotina doméstica.


- O freezer é um grande aliado. Quando for preparar algum prato faça o dobro ou mais, o trabalho será o mesmo e assim sempre teremos algo pronto ou facilitado para os dias mais atarefados. Alguns exemplos de pratos práticos para congelar são: lasanha, kibe, escondidinho, frango desfiado e carne moída. Bolo para o lanche também é ótimo! Faço o bolo para comer no dia sempre em porção maior que a forma, então na hora de assar o restante da massa é dividido em forminhas para cupcake e congelados individualmente, dessa forma sempre tenho bolinho fresco para momentos de imprevistos.


- Por fim, não posso deixar de falar da importância de definir uma rotina adequada para nossa casa. Algumas pessoas tremem ao ouvir a palavra rotina, mas isto não se trata de algo rígido que nos amarra em tarefas enfadonhas, trata-se de determinar os alvos a serem atingidos no decorrer dos dias. Definir o horário e local de estudos é primordial, a partir disto, defina o horário das refeições, dias específicos para fazer o planejamento, para receber os amigos, sair para compromissos externos ou ir às compras. Especialmente para as crianças a rotina estruturada traz beneficios para o aprendizado e evita situações de ansiedade e stress. Lembrando sempre que a rotina deve ser adequada para os hábitos de sua família, não funcionaria uma rotina que faz o maior sucesso em outra casa ser imposta na nossa.


O processo de mudança de hábitos não é fácil, envolve tempo e dedicação. Uma última dica é contar com o apoio de outras mães que vivem situações semelhantes, todas podemos contribuir de alguma forma de acordo com nossa experiência. A plataforma meuhomeschool conta com ferramentas de auxílio para essa rotina diária, como a definição de lembretes, calendário individual e familiar, planejador de aulas e também uma comunidade homeschooler para compartilhar desafios, trocar inspirações e ajuda mútua. Junte-se a nós!