Meu Homeschool

Blog

Como planejar um ano de Homeschool

O planejamento do HOMESCHOOL costuma ser uma das etapas mais desafiadoras e também essenciais, onde pais e mães homeschoolers vestem o chapéu de professor de seu filho. Como é hora de voltar às aulas, temos recebido muitos pedidos de ideias e conselhos de planejamento, então lá vai, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer o seu planejamento de ensino domiciliar, afinal de contas se não tivermos um plano, estamos perdidos!

Ah, não o planejamento da educação domiciliar não é fácil e digo pra você que leva tempo, entretanto ele pode ser simplificado. E esta é a primeira dica: mantenha o plano simples, um plano básico sem muitos detalhes oportuniza a exploração!

Antes de iniciar o planejamento do HOMESCHOOL há algumas coisas que você precisa saber:

1 - A abordagem que pretende trabalhar é muito importante estar definida e se você deseja saber mais sobre isso, leia nosso e-book sobre curriculos e metodologias  clicando aqui.

2 - Depois disso, planeje os temas ou disciplinas essenciais primeiro. Aquelas matérias que você precisa garantir que serão estudadas, mesmo que nada mais seja feito. Tenha um plano de backup para os dias de folga, os dias em que fazer Homeschool pode parecer uma luta. Minha dica é deixar Planilhas de matemática gratuitas, jogos de vocabulário e ortografia gratuitos e leitura em voz alta de livros de literatura.

3 - Pergunte a seus filhos o que eles querem aprender. Envolver seus filhos é uma ótima maneira de inspirar motivação e engajamento! Pergunte-os em quais tópicos eles estão interessados, quais locais desejam visitar em viagens de família, quais matérias eles mais gostaram de estudar no ano anterior, e assim por diante. Eles querem aprender mais sobre o espaço sideral? Aprender a tocar violão? Aprender libras (Linguagem de Sinais)? Visitar um aquário? Tente considerar as preferências deles tanto quanto possível.

4 - Crie uma lista de métodos e abordagens para cada assunto que deseja estudar.

Anote aqui na plataforma ou em seu planner ou mesmo apenas em um caderno, qual currículo e método você usará para ensinar cada matéria. Este é apenas um guia para que você tenha tudo em um só lugar. Às vezes, você usará um currículo diferente para cada disciplina, ou uma abordagem diferente.

5 - Inclua matérias escolhidas pelo seu próprio filho ou “extras”.

Quando você está se concentrando nos requisitos necessários, e criando uma programação gerenciável para sua família, pode ser fácil esquecer aqueles "extras" que injetam alegria extra em seu Homeschool. Então, aqui está seu lembrete para incluir artes, música, celebrações de feriados, estudos da natureza e dias divertidos para viagens de campo, natação, maratonas de filmes, construção de fortes, jogos esportivos e assim por diante. Ah lembre-se os usuários de nossa plataforma tem a possibilidade de criar lembretes para facilitar o seu dia a dia .

Em nossa experiência de  educação domiciliar, aprendemos que devemos ter um plano para o ano, mas também não planejar demais. O excesso de planejamento as vezes pode prejudicar na falta de publicidade e falta de flexibilidade.

Então nossa dica mais valiosa é: Para o planejamento do ensino doméstico sempre deixe um espaço para flexibilidade.

Considere seu cronograma de ensino domiciliar como uma estrutura - um mapa, um guia, mas você ainda pode preenchê-lo e mudá-lo como quiser!

Quer se aprofundar no assunto? Veja essa dica de livro!


Artigo traduzido e extraído do site:

https://www.homeschool.com/blog/2020/08/my-yearly-homeschool-planning-method/
Adaptado da escrita de Jamie Gaddy, professora de educação universitária há mais de 17 anos. Depois de ter seis filhos, descobriu que estava insatisfeita com a educação tradicional e o Homeschool se tornou a opção mais adequada. Ela também é esposa de pastor, gerente de projeto online e empresária que agora educa em casa quatro de seus seis filhos (com idades entre 11 e 17) no sul da Geórgia. Jamie adora compartilhar sobre sua experiência de estudar em casa e ajudar outros alunos a ter sucesso. Conecte-se com ela em [email protected]