Meu Homeschool

Blog

Como meus filhos aprendem?


Milhares de famílias optaram por educar seus filhos em casa nos últimos dez anos. Atualmente, com a situação da pandemia, algumas famílias perceberam que educar em casa não é só uma alternativa possível, como também vantajosa. A educação em casa está se propagando rapidamente e promete se tornar ainda mais popular nos próximos anos, mas por quê as famílias consideram o Homeschool como uma boa opção? E como se dá o aprendizado das crianças homeschoolers?


No contexto da educação no lar  existe uma liberdade maior em relação ao currículo e ao tempo de qualidade que se gasta neste currículo, você pode escolher o que deseja que seus filhos aprendam e dedicar-se a ensiná-los o caminho para obter o conhecimento. As famílias que escolheram educar em casa estão alcançando muitos objetivos, se tornaram capazes de expor seus filhos a uma riqueza de habilidades e conhecimentos diversos de forma totalmente personalizada.


Além disso, o Homeschool, diferente do modelo escolar padrão, acaba por motivar ainda mais a criança a se tornar um autodidata. O que isso significa? Significa que as crianças e adolescentes homeschoolers naturalmente passam a enxergar os seus pais como mediadores e não detentores do conhecimento, dessa forma, eles acabam por desenvolver uma independência saudável no seu relacionamento com os estudos.


“O Homeschool foi muito mais do que um modelo diferenciado de estudos para mim, foi um portal para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.” afirmou Victor Hugo, aluno homeschool aprovado em Direito na UFRJ em 2017, “E, principalmente, por ter me tornado um autodidata, aprendi muito com a montagem da minha grade de horários, pude desenvolver uma disciplina nos estudos com o fim de cumprir as minhas responsabilidades.” (para ler o artigo completo clique aqui)


Os pais passam a permitir que os filhos mais velhos, aqueles que foram educados em casa já algum tempo, tenham ainda mais liberdade de buscar o conhecimento por conta própria, claro que os pais podem continuar a supervisionar e dar suporte aos filhos, mas, eles frequentemente percebem que os filhos não são apenas capazes, mas também tem grande entusiasmo em fazer essa transição, entre estudantes comuns e autodidatas.



O homeschool lhe permite direcionar seu filho a se tornar um autodidata de forma simples, definindo metas com eles, proporcionando liberdade de ensino, selecionando materiais e recursos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, criando um plano e ajudando seu filho a segui-lo a fim de prepará-lo para uma vida de aprendizado de sucesso. Se o aprendizado autodidata é uma meta que você deseja para seu filho, o Homeschool é um caminho assertivo para te levar lá.