Meu Homeschool

Blog

5 segredos para você começar bem o ano de Homeschool

Um novo ano já começou! As férias logo vão acabar e talvez o seu primeiro dia de rotina Homeschool esteja se aproximando rapidamente, ou vocês estejam ainda seguindo com os estudos de 2020 e fecharão esse ciclo um pouco mais adiante. Tudo isso faz parte desse universo de educar em casa que oferece essa rica oportunidade de flexibilidade de calendário. Os pais decidem a data de inicio, término, períodos de descanso e o que será estudado ao longo do ano. É preciso aproveitar essa vantagem com sabedoria e aqui estão 5 ideias para o primeiro dia de rotina homeschooler de 2021, começar bem o ano é extremamente importante!

1)    Faça uma avaliação do ano que passou!


Veja tudo o que seus filhos realizaram durante o ano de 2020. O que eles aprenderam? Seus objetivos de aprendizagem foram alcançados? Eles tiveram dificuldades com alguma coisa? Eles estavam entediados ou desafiados? As respostas para essas perguntas serão essenciais para te guiar no planejamento do novo ano! Mesmo que você precise ir mais a fundo nessas avaliações para uma tomada de decisão mais assertiva, tenha um momento junto com seus filhos para isto. Uma vez que são eles o alvo principal do ensino, precisam fazer parte deste processo.


2)    Todos podem ajudar!


Uma pequena agenda pode ser essencial! Nessas horas de planejamento, você pode usufruir da ajuda dos seus filhos, (se estiverem em uma idade adequada) para auxiliar na construção da nova rotina. Isso é especialmente útil pois alunos homeschoolers gostam de ter autonomia em relação a sua rotina diária e chamá-los para ajudar no planejamento pode ser uma boa forma de começar o ano!


3)    Organize o ambiente!


Pense em como você pode trazer conforto para as crianças com um ambiente bem preparado e acolhedor, organize seus materiais de forma que sejam fáceis de acessar e guardar. É importante ensinar as crianças como manter o local organizado, e onde ela deve guardar cada item.


4)    Seja breve e simples.


Começar o ano de forma simples e suave só é possível no Homeschool. Aproveite a flexibilidade para introduzir novos conteúdos de forma gradual ao invés de inserir todos os assuntos no primeiro dia, dê preferência a temas que vocês possam estudar juntos. Mantenha seu primeiro dia curto e divertido!


5)    NÃO comece na segunda-feira.


Tudo se trata de preferência mas, para a primeira semana de estudos, começar na segunda-feira pode tornar a semana muito longa e cansativa. Em vez disso, recomendamos começar em uma quarta ou quinta-feira, apresentando alguns pontos da nova rotina e em um ritmo mais lento. Dessa forma, você pode ingressar suavemente em seu ano, com menos estresse e mais produtividade.


O início de um novo ano de Homeschool deve ser empolgante. Celebre o que passou e inicie com alegria! Se você ainda não iniciou o planejamento anual e precisa de uma ajuda a mais para começar confira esse aqui artigo aqui!

 

Desejamos um ano repleto de conhecimento, entusiasmo, criatividade e união!