Meu Homeschool

Blog

5 passos para obter sucesso no Homeschool


Agora que você decidiu que possui tempo, disposição e recursos para iniciar o homeschool com seu filho. O que fazer agora? Com tantas decisões a tomar, a pressão pode parecer esmagadora. Mas não se preocupe, é possível começar algo do zero e seguir confiante para o sucesso! Respire fundo e revise seus objetivos passo a passo. Trouxemos algumas dicas importantes sobre as coisas que você precisa saber e fazer para atingir o sucesso e melhor aproveitamento no Homeschool. Confira abaixo:



1 - Mantenha-se organizado.

Manter-se organizado leva tempo - tempo que, como pai ou mãe homeschooler , você pode pensar que não existe -, mas, uma boa organização facilita quase todo o resto. Isto é especialmente verdade quando você está tentando manter seus filhos atualizados com os trabalhos escolares. Se você ou seu filho não precisam gastar tempo procurando lápis e borracha e você já fez um plano de atividades ou aulas com livros didáticos, você terá mais tempo para se concentrar nas lições e atividades diárias e alcançar seus objetivos. Com a plataforma MeuHomeschool, você consegue planejar e organizar todas as atividades para facilitar e auxiliar nesse processo, não deixe de conferir e assinar nossa newsletter para saber a respeito das novidades e nossas dicas.

        

2 - Não sobrecarregue seus filhos!

Muitas vezes o pai e mãe educadores iniciantes sobrecarregam seus filhos de atividades extracurriculares como: aulas de arte, informática, aulas de matemática, aulas em centros de ciências, kumon, aulas de piano, natação… Uma lista infinita! Não se engane, além da exaustão e do estresse que você vai causar nas crianças, você mesmo não vai ter fôlego para cumprir essa programação exigente de atividades. Nosso conselho é limitar-se a uma ou duas atividades por dia e tentar espalhá-las ao longo da semana. Quando você tem uma agenda flexível o aprendizado e as atividades ocasionais se tornam muito mais agradáveis! Não esqueça que a presença dos pais durante o aprendizado dos filhos é ainda mais importante do que uma grade de horários cheia.


3 - Escolha o melhor currículo para sua família!

Quando você estiver tentando determinar o currículo de ensino do seu filho lembre-se de observar o conteúdo, a abordagem da aprendizagem e o desenvolvimento. Hoje existem inúmeros tipos de metodologias e currículos totalmente especializados para o Homeschool, é importante que você leia muito a respeito dos diferentes tipos de metodologias antes de decidir o que é melhor para seu estudante e consequentemente para a família. Alguns exemplos são: Ensino Clássico, Montessori, Tradicional, AEP - Abordagem Educacional por Princípios etc.


Temos um artigo falando sobre alguns desses métodos e currículos disponíveis no nosso blog! Clique aqui para conferir.


4 - Tenha expectativas realistas

Muitos pais podem acabar ficando muito frustrados quando seus filhos não correspondem de forma rápida às suas expectativas para o Homeschool. 

Como pais educadores vocês precisam definir expectativas realistas para cada dia, e também como e onde deseja que seu filho esteja no final do ano, tenha paciência com você mesmo no início, aos poucos você vai encontrar o ritmo certo para o seu homeschool.


5 - Participe de um grupo de apoio Homeschool

Conhecer ou famílias que praticam homeschool na sua cidade e estado é extremamente importante, no Brasil muitas famílias já organizam grupos de apoio, onde as famílias educadoras se encontram para desenvolver atividades juntos, visitar parques e museus e discutir a prática do ensino domiciliar. Nesses grupos, você encontrará outras famílias que podem responder perguntas, compartilhar os seus hábitos de ensino em casa e mostrar como o homeschool funciona para eles. Um dos objetivos da plataforma MeuHomeschool é auxiliar nesse contato, permitindo que famílias homeschoolers possam se conhecer, se conectar, montar grupos e eventos em conjunto e compartilhar atividades.

Conversando com outras famílias educadoras você pode aprender mais sobre tipos de atividades apropriadas para a idade dos seus filhos. Além disso, é muito importante que seus filhos tenham referências e amizades dentro do Homeschool. É enriquecedor!


Por fim, saiba que você vai aprender à medida que avança. Não é uma receita de bolo, e cada família tem experiências diferentes e acaba encontrando seu ritmo e sua própria individualidade. Ajustar-se à liberdade e à flexibilidade do ensino em casa é um desafio e também um aprendizado constante.